NOTíCIAS DE MERCADO:

Como vai funcionar a tecnologia 5G?

A data do leilão da rede 5G no Brasil está marcada para o início de novembro, com as regras definidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a previsão de implantação nas primeiras cidades no início de 2022. A expectativa é que o 5G seja muito mais revolucionário do que somente mais qualidade de sinal e velocidade de dados para o celular.


Enquanto as redes 4G convencionais atingem até 100 Mb/s (Megabits por segundo), o 5G promete velocidades de download de 20 a 50 vezes maiores, alcançando até 5 Gb/s (Gigabits por segundo) em condições ideais.


Além da velocidade e da quantidade de dados, outro diferencial é a latência muito menor, ou seja, uma redução gigantesca no tempo de resposta entre um comando e sua execução.


Tudo isso torna o 5G o padrão ideal para uma realidade em que praticamente todas as pessoas estão conectadas, com smartphones, notebooks, Smart TVs e outros aparelhos, e com uma quantidade ainda maior de dispositivos que demandam conexão com Internet.


Por exemplo, para as smart homes, os fabricantes esperam que a adoção de dispositivos integrados e conectados cresça com o 5G, deixando de congestionar o sinal da Internet doméstica via Wi-Fi. Com isso, os aparelhos e eletrodomésticos inteligentes deverão oferecer mais opções de recursos e veremos um crescimento exponencial da Internet das Coisas.


Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas operadoras que não conseguiam atender certas regiões com fibra óptica ou uma opção de Internet doméstica de qualidade estão apostando no 5G para essas demandas. É mais uma prova de que um cenário de casas realmente inteligentes e conectadas fica cada vez mais próximo.


Outro uso previsto são os drones e carros autônomos, que manterão uma conexão estável e de qualidade com outros dispositivos, veículos e estruturas, a fim de fazer sua movimentação da forma mais segura possível.


Com maior capacidade de tráfego e estabilidade, o 5G também é visto como a solução para questões de saúde e tecnologia, como exames e cirurgias à distância. Com latência próxima de zero, um médico terá muito mais segurança para operar um braço robótico à distância e finalizar uma operação com sucesso.


As redes 5G têm outra vantagem, o chamado "slicing". Com esse fatiamento, é possível usar a mesma infraestrutura de rede para atender vários requisitos isoladamente e com qualidade.


Por exemplo, no sistema de segurança de uma cidade inteligente, enquanto os profissionais de uma ambulância recebem orientações para começar o atendimento a um paciente, por vídeo, em contato com o pronto-socorro, o sistema de trânsito orienta os semáforos para abrir caminho para o veículo chegar mais rápido, voltando ao normal logo em seguida.


O potencial da quinta geração das redes móveis é imenso e vai abrir caminhos que nós ainda não vislumbramos, assim como o 4G provocou mudanças importantes nas possibilidades de mobilidade, no entretenimento, na nossa conectividade com o mundo e no consumo.


De toda forma, os primeiros dispositivos que vão experimentar a velocidade da rede 5G serão mesmo os smartphones. Algumas marcas já lançaram aparelhos com chips apropriados e isso só deve crescer nos próximos meses. Será um futuro novo e empolgante, com certeza.


Para conhecer smartphones 5G e dispositivos inteligentes para sua casa.

 

Fonte: AGNIS

Connection mysql bd failed : Unknown MySQL server host 'bdagnis_.mysql.dbaas.com.br' (2)