NOTCIAS DE MERCADO:

Como vai funcionar a tecnologia 5G?

A data do leilo da rede 5G no Brasil est marcada para o incio de novembro, com as regras definidas pela Anatel (Agncia Nacional de Telecomunicaes) e a previso de implantao nas primeiras cidades no incio de 2022. A expectativa que o 5G seja muito mais revolucionrio do que somente mais qualidade de sinal e velocidade de dados para o celular.


Enquanto as redes 4G convencionais atingem at 100 Mb/s (Megabits por segundo), o 5G promete velocidades de download de 20 a 50 vezes maiores, alcanando at 5 Gb/s (Gigabits por segundo) em condies ideais.


Alm da velocidade e da quantidade de dados, outro diferencial a latncia muito menor, ou seja, uma reduo gigantesca no tempo de resposta entre um comando e sua execuo.


Tudo isso torna o 5G o padro ideal para uma realidade em que praticamente todas as pessoas esto conectadas, com smartphones, notebooks, Smart TVs e outros aparelhos, e com uma quantidade ainda maior de dispositivos que demandam conexo com Internet.


Por exemplo, para as smart homes, os fabricantes esperam que a adoo de dispositivos integrados e conectados cresa com o 5G, deixando de congestionar o sinal da Internet domstica via Wi-Fi. Com isso, os aparelhos e eletrodomsticos inteligentes devero oferecer mais opes de recursos e veremos um crescimento exponencial da Internet das Coisas.


Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas operadoras que no conseguiam atender certas regies com fibra ptica ou uma opo de Internet domstica de qualidade esto apostando no 5G para essas demandas. mais uma prova de que um cenrio de casas realmente inteligentes e conectadas fica cada vez mais prximo.


Outro uso previsto so os drones e carros autnomos, que mantero uma conexo estvel e de qualidade com outros dispositivos, veculos e estruturas, a fim de fazer sua movimentao da forma mais segura possvel.


Com maior capacidade de trfego e estabilidade, o 5G tambm visto como a soluo para questes de sade e tecnologia, como exames e cirurgias distncia. Com latncia prxima de zero, um mdico ter muito mais segurana para operar um brao robtico distncia e finalizar uma operao com sucesso.


As redes 5G tm outra vantagem, o chamado "slicing". Com esse fatiamento, possvel usar a mesma infraestrutura de rede para atender vrios requisitos isoladamente e com qualidade.


Por exemplo, no sistema de segurana de uma cidade inteligente, enquanto os profissionais de uma ambulncia recebem orientaes para comear o atendimento a um paciente, por vdeo, em contato com o pronto-socorro, o sistema de trnsito orienta os semforos para abrir caminho para o veculo chegar mais rpido, voltando ao normal logo em seguida.


O potencial da quinta gerao das redes mveis imenso e vai abrir caminhos que ns ainda no vislumbramos, assim como o 4G provocou mudanas importantes nas possibilidades de mobilidade, no entretenimento, na nossa conectividade com o mundo e no consumo.


De toda forma, os primeiros dispositivos que vo experimentar a velocidade da rede 5G sero mesmo os smartphones. Algumas marcas j lanaram aparelhos com chips apropriados e isso s deve crescer nos prximos meses. Ser um futuro novo e empolgante, com certeza.


Para conhecer smartphones 5G e dispositivos inteligentes para sua casa.

 

Fonte: AGNIS

ONDE ESTAMOS