ARTIGOS:

Um Executivo no isolamento social.

Mas agora, com o distanciamento imposto pelo Covid-19, mesmo os modelos tradicionais em gestão de Empresas & Negócios não são mais tão eficazes e, a depender do segmento de mercado, seus Executivos podem não estar exercendo seu papel de liderança como antes.

Esta não é uma afirmação absoluta, pois acho que não se aplica tanto nos Setores Primário e Secundário da economia (agricultura, pecuária, mineradoras, fábricas, operações logísticas etc.); que apesar da redução na produção, precisam de seus Executivos para o gerenciamento das operações nas Empresas que, inclusive, têm a vantagem de maior controle sobre a pandemia por estarem localizadas longe dos grandes centros urbanos.

Por outro lado, as áreas corporativas desses mesmos setores que ficam nos grandes centros e que junto com o Setor Terciário (prestação de serviços, comércio, financeiro, educação etc) vêm sendo fortemente atingidos com lock-downs e distanciamentos, reduzindo sensivelmente a interatividade de alguns Executivos?

Com exceção para a área de tecnologia, tenho ouvido queixas a respeito do isolamento social de alguns Executivos que apontam dificuldades na gestão de pessoas, jamais vividas na carreira, apesar das reuniões remotas, webinars e videoconferências tão propagadas e elogiadas.

Este isolamento social pode estar mudando a rotina diária do Executivo e dificultando sua capacidade de adaptação e exposição, com eventual repercussão negativa na imagem dele perante subordinados, pares e o Board da Empresa.

Esta possibilidade pode corroborar com a já instalada queda de demanda das Empresas que tiveram seus negócios reduzidos com a Covid-19 e resultar no desligamento de Executivos considerados menos essenciais neste momento de crise.

Talvez não tenha uma fórmula única que funcione em todas as Empresas para eliminar o isolamento de um Executivo, mas acredito que trazer isso para um nível maior de consciência e trabalhar de forma pontual, com atitude assertiva, presença, acompanhamento constante e divulgação de conquistas, possa contribuir para se evitar o pior.

ROBSON CASTRO

 

Fonte: AGNIS

ONDE ESTAMOS