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Gestão de outsourcing: vantagens da terceirização para a empresa

Você já ouviu falar em gestão de outsourcing? Desde a entrada em vigor da chamada PEC da Terceirização, o assunto tem sido presença constante nos meios de comunicação. E, claro, também não se fala em outra coisa no mundo corporativo.

O que é gestão de outsourcing?
A expressão outsourcing é comumente traduzida para o português como terceirização. Trata-se de um processo em que a companhia contrata outra empresa para desenvolver um setor específico do seu negócio.

É o que acontece, por exemplo, quando um escritório de contabilidade é contratado para cuidar das obrigações fiscais da organização ou quando um fornecedor de tecnologia é escolhido para implementar um sistema integrado de gestão empresarial.

Trabalho de um especialista no assunto
Dificilmente uma empresa é capaz de manter dentro da sua folha de pagamento um especialista para cada uma de suas demandas. Isso é especialmente verdade se estivermos falando de um pequeno negócio.

Uma empresa que fabrique calçados pode ir à falência tentando desenvolver por conta própria seu software de gestão, já que terá de manter muitos profissionais da área de TI em sua folha de pagamentos. O mesmo pode acontecer com os mais diversos tipos de necessidades, como design ou marketing digital.

Foco no core business
Outra grande vantagem da terceirização é a possibilidade de focar a atenção dos gestores e colaboradores no core business da empresa. Uma das grandes desvantagens em não poder contar com especialistas é que esse serviço acaba caindo no colo dos gestores ou sócios da empresa.

Tirar a atenção da atividade-fim do negócio é um erro grave, porém muito comum. Se pensarmos em um restaurante, por exemplo, é evidente que o negócio precisa de uma estrutura financeira, contábil e tecnológica por trás, mas nada disso precisa ser revolucionário ou inovador.

A atividade principal da empresa é que deve contar com essas características. Na situação mencionada acima: o sabor dos seus pratos, o atendimento dos garçons, a cortesia e a generosidade com que os convidados são tratados no salão, entre outras coisas.

Corte nos gastos
À primeira vista, o outsourcing pode até parecer mais uma despesa para a empresa. No entanto, o fato é que há uma economia nos custos, já que não é necessário arcar com todo o passivo trabalhista associado à contratação de recursos humanos para desenvolver projetos específicos.

Agilidade na conclusão de projetos
Como a empresa contratada tem expertise, a tendência, obviamente, é que ela agilize os projetos da organização contratante. Entre outras coisas, isso é importante para que o empreendedor possa obter retorno sobre o investimento de forma rápida. Além disso, dessa maneira é possível aumentar a qualidade do produto ou serviço que é entregue ao cliente.

Concluindo, podemos dizer que a gestão de outsourcing é uma ferramenta eficiente e barata para atender às necessidades vitais da empresa enquanto os gestores podem focar a sua atenção no que importa de verdade: a gestão do negócio.

 

Fonte: AGNIS

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