ARTIGOS:

Vença a procastinação em poucos minutos - e faça, finalmente, aquela tarefa chata

Todo mundo já passou por isso. O trabalho enorme está lá esperando para ser feito, mas o desânimo de encarar a tela em branco é ainda maior. E, afinal, você pensa, não adianta começar porque não vai ser possível terminar hoje. Justin Bariso, colunista da revista Time e de diversas publicações na área de negócios e carreira, acaba de publicar um livro para dizer que esse raciocínio típico de procrastinadores está errado.

A obra, EQ Applied – The real-world guide to emotional intelligence (em tradução livre, Coeficiente de inteligência emocional na prática – um guia do mundo real sobre inteligência emocional), que foi lançada no Estados Unidos e ainda não tem previsão para lançamento no Brasil, propõe ferramentas e métodos para colocar as emoções a favor da produtividade.

Um dos truques é o que ele chama de trailer, baseado nos teasers de lançamento de filmes. A lógica por trás disso é de que encarar uma tarefa por cinco minutos pode fazer com que o trabalho engate. Seria algo como dizer ao cérebro “serão apenas cinco minutos e se você não estiver gostando, a gente para”. Só que, ao trabalhar naquilo por cinco minutos seu cérebro se engajaria na atividade e você não teria mais vontade de parar. Conclusão: a tarefa chata e enorme finalmente será concluída.  Segundo o autor, essa mentirinha contada para o cérebro é baseada na chamada regra dos cinco minutos da terapia comportamental cognitiva.

Se você decidir parar a atividade depois dos cinco minutos, o autor diz que ainda assim terá valido a pena. A culpa não existirá porque cinco minutos é mais tempo de trabalho do que o que você (não) teria feito sem a técnica.  E vai acabar descobrindo que pequenas janelas de 10 ou 15 minutos na sua rotina são o bastante para, em pouco tempo, concluir a tarefa chata. Além disso, trabalhar nela com mais frequência ajudaria você a mantê-la em sua mente, de modo que esteja constantemente refinando e melhorando seu desempenho.

 

Fonte: PEGN

ONDE ESTAMOS