NOTCIAS DE MERCADO:

Brasil vai presidir o G-20 e abrigar encontro anual do grupo em 2024

ROMA O Brasil ir presidir o G-20, grupo que rene as maiores economias do mundo, em 2024. Com isso, o pas sediar naquele ano a cpula dos lderes.


O bloco rene 19 pases e a Unio Europeia. Juntos, eles representam 80 % do Produto Interno Bruto (PIB), 75 % das exportaes, 70 % dos investimentos diretos estrangeiros globais e possuem 60 % da populao mundial.

O grupo foi criado em 1999 e, a partir de 2008, as reunies passaram a incluir no apenas os ministros da Economia dos pases membros como tambm os chefes de Estado ou de governo. Os encontros so organizados anualmente pelo pas que assume a presidncia rotativa do G-20.


Na prtica, o encontro rene autoridades dos pases membros para discutir temticas importantes nas mais diversas reas, como poltica, economia, sade e meio ambiente.

A Indonsia assumir a presidncia do G-20 para 2022 e, no ano seguinte, ser a vez da ndia.

Brasil teve atuao tmida neste ano

Neste ano, o encontro est ocorrendo na Itlia e, pela primeira vez, de forma presencial desde o incio da pandemia.


Durante as negociaes, os pases endossaram a criao de um imposto global nico de 15 % para grandes corporaes.  Alguns acordos bilaterais tambm foram selados na cpula. Entre eles, o celebrado entre os Estados Unidos e a Unio Europeia, que pode por fim guerra de tarifas sobre ao e alumnio europeus.


Cpula do G-20: Bolsonaro diz que tem 'apoio popular muito grande' e que a Petrobras ' problema'


Mas em relao s questes climticas, no houve grandes avanos.


A presidncia do G-20 dar ao Brasil um papel importante na cena poltica internacional, contrastando com o que foi visto na cpula deste ano.


O presidente Jair Bolsonaro teve poucos encontros bilaterais.  Na sexta-feira, ele se encontrou com o presidente italiano, Sergio Mattarella, uma formalidade j que a Itlia hospeda o encontro.

A segunda reunio foi com Mathias Cormann, presidente da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE ), grupo que rene grandes economias e no qual o Brasil quer entrar. Cormann disse que o Brasil um dos seis candidatos, mas demonstrou cautela quanto indicao.

O presidente ainda deve se encontrar com um dos lderes da ultradireita italiana, o ex-ministro do Interior Matteo Salvini.

 

Fonte: AGNIS

ONDE ESTAMOS